segunda-feira, maio 25, 2009


Orquídea Oncidium: “Chuva de ouro”


Marcadores:

















Oncidium é uma planta com espécies muito populares, como o híbrido chamado popularmente de Chuva de Ouro e extensamente comercializado. Com sua estrutura bulbosa e flores numerosas e de tamanho pequeno, o Oncidum é de fácil adaptação em placas de xaxim, onde se reproduz e emite brotos e flores com certa facilidade. É uma planta fácil de ser criada em apartamentos, contando que tenha boa luminosidade no local.

Oncidium
Oncidium Sarcodes em foto do cultivador de orquídeas Erik Huhn.

Não existe uma maneira padrão válida para cultivar todas as espécies de Oncidium. Seu cultivo vai depender da origem da espécie em questão. Algumas espécies gostam de uma luminosidade bastante intensa mas não deve receber os raios solares diretamente. Outras espécies gostam de meia sombra e outras podem florir com meia sombra ou muita luz como O. pumilum (atualmente Lophiaris pumila), O. jonesianum, O. sarcodes, O. flexuosum, O. lanceanum (hoje Lophiaris lanceana).

Algumas espécies gostam de mais luminosidade no inverno e mais proteção no verão como, por exemplo, o O. phymatochilum. O deslocamento de apenas alguns centímetros possibilitando maior ou menor incidência de luz pode determinar uma mudança na floração.

Generalizando, gostam de variação de umidade com muita rega no período de crescimento, desde o início da brotação até a maturação dos bulbos. Depois disto, deve passar por um período de descanso cuja intensidade e duração vai depender da espécie cultivada. As raízes podem estar sempre úmidas mas não ensopadas. Com os chamados equitantes (atualmente classificados no gênero Tolumnia), é preciso para não deixar o substrato secar completamente.

Existem espécies que podem ser cultivadas praticamente em qualquer clima como o Oncidium flexuosum, o O. ciliatum, O. bifolium e o O. baueri.

Uma planta de clima frio como, por exemplo, o Oncidium crispum e O. concolor, se levada para um ambiente de temperatura mais elevada vai florir e vegetar razoavelmente por dois ou três anos, no máximo e em seguida, definha subitamente e morre sem razão aparente a não ser o clima inadequado. Assim, escolha as espécies ou híbridos de acordo com o seu clima

Durante o inverno, algumas espécies precisam de um período de repouso bem severo, outras nem tanto mas de qualquer modo, esta diminuição de rega não pode provocar o enrugamento dos pseudobulbos e das folhas. Em geral, no sul e sudeste brasileiro, de onde a maior parte das espécies é originária, o inverno é seco, então durante este período, na natureza, eles não recebem muito água, apenas o orvalho da noite que é bem pesado.

Ambientes como o cerrado, chapadas e campos de altitude também são bastantes secos neste período. As espécies que são originárias da Floresta Atlântica precisam de mais umidade do que aqueles que vem de regiões mais secas. Em flor, a freqüência da rega deverá ser reduzida de maneira considerável.

Em locais de clima quente, pode-se aplicar fertilizante durante o ano inteiro mas em locais de inverno mais rigoroso pode não ser a melhor opção.

Oncidium - Wikipédia - Informações da Wikipédia

Oncidium BELEZA - Um Oncydium no início da floração: belas flores pequenas e fácil criação em placas de xaxim e vasos

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t