sexta-feira, setembro 23, 2011


Comemore o dia do sorvete com receitas


Marcadores:
O sorvete é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros, principalmente quando os termômetros marcam temperaturas altas. E ele conta até com uma data para ser comemorado: 23 de setembro. O Terra reuniu 13 sugestões variadas da sobremesa. Entre elas estão pudim de sorvete com musse de chocolate, salaminho de sorvete de chocolate, banana split e panqueca de doce de leite com sorvete de creme. Clique nos números acima e confira como preparar essas e outras opções que dão água na boca.

Não se esqueça de ingerir a delícia gelada com moderação, porque o excesso pode significar calorias extras e gordura saturada. Uma das dicas para saboreá-lo sem culpa é investir em porções pequenas, em um ou dois dias por semana, no máximo. Troque os de massa, fabricados com leite, por opções feitas à base de água, como picolés e sorbets (originários da França). Prefira os sabores de fruta, que contém menos gordura saturada.

1-Pudim de Sorvete com Musse de Chocolate Adria

Ingredientes
Purê
2 embalagens de biscoito de musse de chocolate (150g)
1/2 litro de sorvete de creme
2 ovos com gemas e claras separadas
560g de chocolate ao leite picado
1 caixa de creme de leite
1/2 lata de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Derreta 360g de chocolate ao leite no micro-ondas e deixe esfriar. Acrescente ½ lata de creme de leite, misture bem e reserve. Leve à batedeira duas claras e bata até obter o ponto de neve. Sem parar de bater, acrescente duas colheres (sopa) de açúcar e bata até ficar firme. Despeje aos poucos o chocolate e, com a ajuda de um batedor de arame ou espátula, mexa delicadamente para a musse ficar fofa. Para a sobremesa, derreta 200g de chocolate ao leite no micro-ondas e deixe esfriar. Acrescente a caixa de creme de leite, misture bem e reserve. Para montar a sobremesa, forre uma forma redonda com furo central (25 cm de diâmetro) com filme plástico. Pique uma embalagem de biscoito recheado e monte a sobremesa da seguinte forma: alterne colheradas de sorvete e musse, forrando todo o fundo da forma, acomode por cima o biscoito picado e repita as camadas até terminar tudo. Cubra com filme-plástico e leve ao freezer por, no mínimo, duas horas. No momento de servir, desenforme o pudim sobre um prato raso, espalhe por cima a cobertura, decore a lateral com biscoitos recheados inteiros e sirva.

2-Banana Split


Ingredientes
1 bola de sorvete de creme
1 bola de sorvete de chocolate
1 bola de sorvete de morango
1 banana nanica cortada ao meio no sentido do comprimento
2 colheres (sopa) de cobertura de chocolate
2 colheres (sopa) de cobertura de morango
2 colheres (sopa) de cobertura de caramelo
3 colheres (sopa) de castanha-de-caju picada e torrada
2 cerejas ao licor de marrasquino
200 ml de chantili

Modo de preparo
Em uma taça, coloque as bananas, as bolas de sorvete e regue tudo com as coberturas. Distribua o chantili, salpique a castanha e enfeite com as cerejas.

3-ZZ Top


Ingredientes
2 xícaras (chá) de água
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 ovos
Açúcar e canela suficientes para passar os churros
Óleo para fritar
10 ml de calda de chocolate
Sorvete de creme

Modo de preparo
Leve ao fogo a água, o sal e a manteiga ou margarina. Logo que ferver, jogue a farinha peneirada e mexa com uma colher de pau até formar uma bola que não gude na panela. Retire do fogo e mexa até esfriar um pouco. Adicione os ovos, um de cada vez, e sempre batendo bem. Logo que todos os ovos estejam incorporados e a massa estiver bem homogênea, coloque-a no saco de confeitar preparado com o bico de pitanga. Frite a massa, deitando-a em círculo com o começo no centro da panela até chegar às paredes da mesma. Vire essa espiral de massa, deixe alourar e retire para escorrer sobre papel absorvente. Repita a operação até terminar a massa restante. Corte em pedaços do tamanho desejado, passe pelo açúcar com a canela misturados e sirva quente com uma bola de sorvete. Cubra com a calda de chocolate.

4-Buñuelo com Helado de Vainilla


Ingredientes
Massa
4 xícaras de farinha
1 ½ colheres (café) de fermento
1 colher de açúcar
½ colher de sal
4 colheres de manteiga derretida
2 ovos
½ xícara de leite
Manteiga derretida para untar
Banha ou azeite
Açúcar e canela para polvilhar
Pinole
1 kg de grãos de milho seco
1 pau de canela
½ kg de rapadura

Acompanhamento
Sorvete de creme

Modo de preparo
Massa - Passe a farinha na peneira e misture com o fermento, o açúcar e o sal. À parte, misture a manteiga, os ovos e o leite, e acrescente à farinha sem deixar de bater. Quando a massa estiver suave, acrescente um pouco mais de farinha e continue batendo até a massa ficar rígida. Coloque-a sobre uma mesa com farinha, amasse-a e divide-a em bolinhas do tamanho de uma noz. Misture um pouco de manteiga para não grudar. Coloque em um recipiente fechado e deixe em repouso por 20 minutos. Estenda com um rolo até que fiquem bem fininhas e redondas. Deixe repousar mais 10 minutos e frite na banha ou óleo quente até que fiquem dourados. Escorra sobre papel absorvente e polvilhe açúcar e canela.
Pinole - Lave o milho para que fique bem limpo e torre-o no forno. O milho deve ser moído com a rapadura e a canela até ficar uma farofinha. Coloque sorvete para acompanhar.

5-Yogo Fifties


Ingredientes
2 bolas de sorvete de iogurte
1 colher (sopa) de calda de amora
2 colheres (sopa) de calda de creme à base de avelãs, cacau e leite
1 colher de café de amêndoas laminadas

Modo de preparo
Espalhe no fundo da taça a calda de amora. Disponha as bolas de sorvete e, sobre elas, acrescente a calda de creme à base de avelãs, cacau e leite. Por fim, salpique as amêndoas laminadas.

6-Panqueca de doce de leite com sorvete de creme


Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
200 ml de leite
1 copo de suco de laranja
1 ovo
250g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de doce de leite argentino
Sorvete de creme

Modo de preparo
Derreta a manteiga. Em seguida, bata todos os ingredientes em um liquidificador, menos o doce de leite e o sorvete. Em uma frigideira, prepare a massa e, depois, recheie com o doce de leite. Salpique açúcar em cima das panquecas. Flambe e sirva com sorvete de creme.

7-Pera ao vinho Beaujolais


Ingredientes
12 peras
750 ml de vinho beaujoalis
20 cravos-da-índia
200 ml de conhaque
500g de açúcar
Sorvete de creme

Modo de preparo
Lave e descasque as peras. Acrescente todos os ingredientes (com exceção do sorvete) em uma panela. Ferva até a pêra ficar macia. Resfrie e sirva com o sorvete.

8-Pain Perdu


Ingredientes
Rabanada
4 fatias de brioche
100g de manteiga
3 ovos
500 ml de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
1 fava de baunilha
Sorvete de baunilha para servir
Creme anglaise
500 ml de leite
500 ml de creme de leite
150g de açúcar
9 gemas
2 favas de baunilha

Modo de preparo
Creme anglaise - Em uma panela, leve o leite e o creme para ferver junto com a fava. Bata com o fouet as gemas e o açúcar até obter uma consistência branca. Despeje o leite quente sobre a tigela de gemas e açúcar. Mexa e retorne à panela. Cozinhe mexendo sem parar, com uma colher de pau. Desligue o fogo assim que começar a ferver. Passe pela peneira e deixe esfriar em banho-maria com gelo.
Rabanada - Em uma tigela, misturar o leite, os ovos e a fava. Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga e o açúcar, e doure as fatias de brioche dos dois lados.
Montagem - Coloque o creme anglaise no fundo do prato, acrescente a rabanada e adicione uma bola de sorvete de baunilha.

9-Brownie


Ingredientes
2 xícaras de açúcar
4 ovos
200g de ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
12 colheres (sopa) de chocolate em pó
12 xícaras (chá) de nozes picadas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga e farinha pra untar a forma
Sorvete de creme e chantili para decorar

Modo de preparo
Na batedeira, coloque açúcar, manteiga e os ovos. Bata em torno de quatro minutos. Em seguida, junte a farinha e o chocolate peneirados, bata de novo. Depois, desligue a batedeira. Adicione as nozes e a essência de baunilha. Mexa com uma colher para misturar a massa. Coloque a massa em uma assadeira retangular untada. Leve para o forno em torno de 220°C por mais ou menos 30 minutos. Em seguida, sirva quente com bola de sorvete de creme e chantili.

10-Salaminho de Sorvete de Chocolate


Ingredientes
1 pacote de biscoito maisena (200g)
1/2 pote de sorvete sabor chocolate
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado sem sal e picado
1 retângulo de plástico para alimentos com 40cm x 30cm para enrolar
Manteiga ou margarina para untar
Chocolate granulado para cobertura

Modo de preparo
Quebre os biscoitos em pedaços pequenos e irregulares. Passe metade da mistura pela peneira. Reserve a mistura peneirada e os pedaços maiores. Em uma tigela grande, junte o sorvete, o biscoito peneirado e o amendoim. Misture até que fique cremoso. Adicione os pedaços maiores de biscoito e misture delicadamente. Coloque sobre o plástico e enrole no formato de um salaminho com 30 cm de comprimento, com o auxilio do próprio papel. Prenda as pontas do papel e leve ao congelador ou freezer por quatro horas. Retire do congelador e desenrole com cuidado. Espalhe o chocolate granulado sobre toda a superfície, cobrindo o rolo de todos os lados. Leve ao freezer por mais uma hora. Retire do freezer cinco minutos antes de servir, corte em fatias e coloque em taças ou tigelas refratárias pequenas.

11-Biscoito recheado com sorvete de morango e cobertura de chocolate


Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar
150g de manteiga ou margarina
4 colheres (sopa) de creme de leite

Montagem
6 bolas de sorvete de morango
Cobertura de chocolate
Untar e enfarinhar
Manteiga
farinha de trigo

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte e enfarinhe uma assadeira grande (40 x 28 cm) e reserve. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Junte a manteiga, o creme de leite e amasse delicadamente até que a massa fique maleável e solte das mãos. Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e utilize um rolo para abri-la na espessura de 0,5cm. Corte com cortador de biscoitos ou com a boca de um copo em 12 círculos com 10 cm de diâmetro. Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve até esfriar.
Montagem - Desenforme sobre uma superfície lisa e coloque o sorvete sobre seis biscoitos. Espalhe com as costas de uma colher e cubra com os outros seis biscoitos, formando um sanduíche. Coloque cada um em um prato de sobremesa e cubra com a cobertura de chocolate.

12-Bolo cocada de maracujá e sorvete de coco com abacaxi


Ingredientes
Cocada
2 maracujás médios
4 colheres (sopa) de água
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
100g de coco ralado
1 xícara (chá) de creme de leite

Montagem
1 bolo pronto sabor abacaxi (250g)
1/2 xícara (chá) de leite
16 bolas de sorvete sabor coco com abacaxi

Modo de preparo
Cocada - Em um liquidificador ou processador, coloque a polpa dos maracujás e a água. Bata usando a tecla pulsar ou ligando e desligando o aparelho apenas para soltar a polpa sem triturar as sementes. Passe por peneira e reserve. Em uma panela média, junte o leite condensado, a manteiga, o coco ralado e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Junte a polpa de maracujá reservada e cozinhe por mais um minuto. Retire a panela do fogo e misture o creme de leite. Reserve até esfriar.
Montagem - Corte o bolo em fatias finas e umedeça com o leite. Divida a cocada de maracujá em duas partes. Em um refratário grande (25 x 25cm), monte camadas alternadas de bolo umedecido, cocada de maracujá, sorvete, bolo e finalize com cocada de maracujá. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 2 horas. Sirva em seguida ou mantenha no freezer até o momento de servir.

13-Charlote Sonho de Valsa


Ingredientes
2 xícaras de framboesas congeladas
½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
40 biscoitos champanhe
1 pote de sorvete sabor Sonho de Valsa

Modo de preparo
Em uma panela média, junte as framboesas, a água e o açúcar. Leve ao fogo médio por 15 minutos ou até formar uma calda grossa. Reserve até esfriar. Forre uma forma desmontável média (25 cm de diâmetro) com filme plástico. Reserve uma xícara (chá) da calda para a decoração. Corte 25 biscoitos na altura da forma. Coloque-os um ao lado do outro em pé na forma até forrar toda a lateral. Pique o restante dos biscoitos e divida em duas partes. Coloque metade do sorvete no fundo da forma, espalhando com as costas de uma colher até forrar todo o fundo e cubra com metade dos biscoitos picados. Despeje a calda de framboesa sobre os biscoitos e espalhe o restante do sorvete. Coloque o restante dos biscoitos picados reservados, fechando toda a superfície. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por três horas. Dez minutos antes de servir, desenforme sobre um prato de vidro e retire o aro com cuidado. Decore com a calda de framboesa reservada.

-->

2 comentários:

Giih.Katrink disse... [Responder Comentário]

Hoje é o dia do sorvete?? aain eu sinceramente não sabia que existia um dia tão gostoso assim rss...

Menina, eu vi a imagem da Banana Split e me lembrei que faaz tempo q não como uma e to morrendo de voontade agora hahaha...

Post lindoo xD

Ps: floor adorei os sorteios, vou voltar aqui depois com mais tempo para participar e divulgar todos ;D

www.sessaofeminina.com.br

Bjkss, aguardo sua visita ;D

RehPureGlitter disse... [Responder Comentário]

Tbm nao sabia desse dia tao gostosos, fiquei sabendo a noite e o legal é q tinha comido sorvete a tarde rsrs!

Participa dos sorteios sim, Boa Sorte pra ti Linda

Adoro sua visita

Bjoos amore

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t