sábado, setembro 24, 2011


Teste dá probabilidades da cor do olhos do bebê


Marcadores:
Teste dá probabilidades da cor do olho do bebê

Está curiosa para saber de que cor serão os olhos do seu bebê? Que tal fazer este teste. Nele você precisa informar qual a cor dos seus olhos, dos seus pais e dos seus irmãos. Da mesma maneira, você deve indicar a cor dos olhos dos seus sogros, do seu marido e dos irmãos dele.

O teste está em inglês. Segue um passo a passo com a tradução para você fazer direitinho.

Primeiro clique aqui para abrir o teste em outra janela.


A explicação inicial diz o seguinte:

Que cor dos olhos seus filhos irão ter?

Antes de usar a calculadora de cores dos olhos, você precisa conhecer esses termos:
Genótipo é a combinação de genes de uma determinada característica. Neste caso, a cor dos olhos. Seu genótipo e o do seu parceiro determinam a cor dos olhos do filho de vocês.
Fenótipo é a característica predominante. É a cor dos seus olhos.

Para iniciar o teste clique em “Click to Begin”

Você deve clicar em cima dos olhinhos. A cada clique, a cor é trocada. Deixe na cor correta conforme o diagrama abaixo:

O programa pede para você começar por você mesmo, mas não importa a ordem.

Quando você clica nos seus olhos, ou nos olhos do seu parceiro (esposo, namorado, namorido, etc) aparece uma segunda opção: Ele pergunta a cor dos olhos dos seus irmãos.

Clique em Blue eyed sibling se você tiver irmãos com olhos azuis (deixando o olhinho azul) e/ou clique em Green eyed sibling se você tiver irmãos com olhos verdes (deixando o olhinho verde). Se não tiver, deixe os olhos preto e branco. Use a mesma configuração para os olhos do seu parceiro.

Porém, antes de você clicar no botão de calcular, você pode querer “calibrar” a Frequência Alélica. Que significa informar pra calculadora qual é o padrão de cor de olhos mais comum na sua familia. Existem dois calibradores, o verde (green) e o castanho (brown).

Considere tanto sua familia, quanto a do seu parceiro. Deslize para cima o primeiro calibrador (green) se existe bastante pessoas de olhos verdes em sua familia, ou então deslize para baixo se existe bastante pessoas de olhos azuis. Se não existir nenhum dos dois, deixe no meio como está.

No calibrador castanho (brown), deslize para cima se a maioria das pessoas da família de vocês têm olhos castanhos, e para baixo se menos pessoas tem olhos de outras cores.

Esta calibragem não é obrigatória.

No meu caso deu 2,1% de ser com olhos azuis, 22,8% olhos verdes e 75% olhos castanhos!

O mesmo site explica ainda como a cor dos olhos é determinada - pela quantidade de pigmentos (melanina) na íris - e afirma que todos os bebês nascem mesmo com olhinhos azuis porque só passam a produzir o pigmento fora da barriga da mãe.

Depois do teste, só não vale acreditar piamente no resultado, já que podem sim haver variações, principalmente porque há muito mais que apenas três cores possíveis para olhos. Mesmo assim, a brincadeira para casais grávidos é divertidíssima




0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t