domingo, outubro 16, 2011


Horta em caixa de pedra oferece temperos frescos próximo à cozinha


Marcadores: ,
Horta em caixa de pedra. Projeto da paisagista Claudia Muñoz, da Línea PaisagismoNa lateral desta casa em São Paulo, uma vistosa horta foi montada numa caixa de pedra junto à área do deque, mas fora da sombra do pergolado. “Escolhemos um espaço ensolarado e próximo do acesso à cozinha. Temperos pedem ao menos três horas de sol todo dia”, detalha a paisagista Claudia Muñoz, da Línea Paisagismo. Do deque de cumaru, é possível contemplar o restante do jardim, pincelado com bambu-mossô, resedá e murta plantados no solo e fícus em vasos de barro. Para preservar o verde, Claudia recomenda cuidado com a rega: “Nunca molhe no horário de pico de sol, perto do meio-dia. Dê água no começo da noite”, sugere.

Cortada em blocos e assentada com argamassa comum, a pedra-madeira amarela (Margrape Comércio de Pedras) reveste externamente as paredes da horta, construída com alvenaria. O canteiro, que mede 70 cm de altura, foi dividido em quatro nichos iguais, um para cada tempero (pimenta, manjericão, hortelã e cebolinha).Cortada em blocos e assentada com argamassa comum, a pedra-madeira amarela (Margrape Comércio de Pedras) reveste externamente as paredes da horta, construída com alvenaria. O canteiro, que mede 70 cm de altura, foi dividido em quatro nichos iguais, um para cada tempero (pimenta, manjericão, hortelã e cebolinha).

Entre as ervas escolhidas pelos moradores, o manjericão é o mais abundante e perfumado. Precisa de regas em dias alternados. Para manter o vigor de suas folhas, corte o pendão floral.Entre as ervas escolhidas pelos moradores, o manjericão é o mais abundante e perfumado. Precisa de regas em dias alternados. Para manter o vigor de suas folhas, corte o pendão floral.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t