domingo, outubro 09, 2011


Obtenção de mudas de orquídeas Phalaenopsis


Marcadores: ,

Phalaenopsis

Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas, é possível induzir o nascimento de uma muda clone que brotará na própria haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.

Após o corte com tesoura de poda (esterilizada com fogo ou produto específico) no terceiro nó da haste floral da planta, é comum brotar uma nova haste que vai fazer sua Phalaenopsis gerar uma segunda floração no mesmo ano, quando bem tratada.

Mas se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.

Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 centímetros, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor.

Lembre-se de que as plantas jovens precisam de maior umidade, por isso, fique atento a rega até que as plantas se desenvolvam.

Outra dica é usar canela em pó quanto a Phalaenopsis estiver florida, sua flores vão durar muito mais tempo. Muitas vezes em vez de sair uma muda na haste sairá um galho de flor, na minha aconteceu isso em vez da muda, vou tentar novamente para vez se na proxima sai uma muda. Uma Phalaenopsis da minha sogra ficou florida 1 e meio direto e agora nesta nova floração saiu 4 hastes de flor e tudo isso por causa da canela em pé, tbm da de misturar com os muscos ou cascas canela em pau. Nas minhas orquídeas coloco canela uma vez por mês, pode ser colocado em todas as espécies de orquídea. Veja minha orquídea florida, veja onde saiu a nova haste de flor, esta é a segunda floração dela:

phaleanopsis 09.10.11 (1)

phaleanopsis 09.10.11 (2)

phaleanopsis 09.10.11 (4)

4 comentários:

FIAA LOPES disse... [Responder Comentário]

oii renata !!tenho uma perguna c puder me ajudar,a minha orquidea phalaenopsis eu comprei faz 15 dias e esta com a folha murcha ñ totalmente mais ta começando ta molinha vc sabe porque isso ocorre?
desde ja agradeço!http://lh3.ggpht.com/_7wsQzULWIwo/S6z99cfdl1I/AAAAAAAAC9o/aJP10AXzhGE/s800/emoticon-0141-whew.gif

RehPureGlitter disse... [Responder Comentário]

@FIAA LOPES isso geralmente ocorre por falta de água, mas não vai dar muita agua para ela, e nunca deixe agua acumulada embaixo dela, ela nao gosta, vc molha ela e deixa escorrer a agua, e para saber quando ela esta precisando de agua coloque o dedo no substrato e veja, se estiver seco é pq precisa de agua, ai ela fica linda.
Espero ter ajudado.
Bjoos

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Boa tarde! Hj deu um vento leve e quebrou minha orquidea.Foi o galho que estava com duas flor abertas e duas para abrir, bem na parte de cima. Coloquei a galho com as flores na raiz,por enquanto não murchararm e na ponta quebrada coloquei canela. sera que vou perder as flores. O fato de colocar canela na ponta quebrada,funciona,não vou perder minha orquidea. Obrigada desde ja pela atenção.espero que possa me ajudar.Um abraço.

Glaucia Renata disse... [Responder Comentário]

gostei das dicas, vou tentar, pois nunca consigo cultiva-las. Espero que agora de certo. :t Obrigada.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t