sexta-feira, outubro 14, 2011


Orquídeas cuidadas com amor


Marcadores: , ,
Este orquidário é o sonho de um aficionado, que criou o ambiente ideal para o cultivo da planta em casa. Pássaros evitam pragas, outras espécies oferecem sombra e um lago, recoberto de seixos, favorece a umidade, além de abrigar centenas de peixes. Conheça também algumas dicas de cultivo e se familiarize com algumas espécies de orquídea.

As orquídeas sempre fascinaram o administrador de empresas Luís Lima. O que ele não imaginava é que um dia teria uma coleção de 4 mil vasos dessa planta. O cultivo passou a fazer parte de seu dia a dia por acaso. “Um problema na coluna me obrigou a deixar de lado o tênis e a corrida. Escolhi, então, um hobby sem risco de impacto”, conta. Apenas dois gêneros foram eleitos: as catleias e laélias. “São as minhas favoritas. Gosto do formato e das cores das flores.” A oportunidade para construir o orquidário surgiu durante a reforma de sua casa e reuniu as expertises de um arquiteto, um engenheiro e um orquidófilo. Com a estrutura montada, o administrador decidiu aumentar a coleção e também criar pássaros. “Escolhi os saíras porque têm uma boa convivência com as orquídeas e se alimentam dos insetos que as atacam”, conta. O capricho de Luís é tanto que o viveiro conta ainda com fonte, peixes brasileiros e árvores frutíferas, que fornecem alimento para as aves. Isso sem nunca se descuidar dos três itens necessários para um orquidário vingar, como ensina o orquidófilo Antonio Sano: insolação, ventilação adequada e umidade constante. A experiência na casa de Luís deu tão certo que os dois planejam replicar o projeto em outras moradas.

Outras plantas no viveiro

Além das orquídeas, o viveiro exibe outras plantas: bromélias, escolhidas para aumentar a umidade do ambiente, pés de morango e parreiras, plantados em floreiras de concreto. As folhas dessa última se esparramam pelas telas laterais do orquidário, evitando a incidência direta do sol no verão.

Mesa de refeições

Do lado de fora, uma mesa de refeições recebe os amigos.

Espécies

Originárias das Américas, as catleias e laélias são gêneros relacionados e com muitas espécies. Neste orquidário, são 60 delas, todas brasileiras. "Limitar o número de gêneros facilita o cultivo", ensina o orquidófilo Antonio Sano, que colabora com o colecionador.

Cattleya velutina

De aspecto aveludado, a Cattleya velutina tem poucas flores, mas vistosas, de 6 a 10 cm de tamanho, com duração de dez a 20 dias. É encontrada na mata Atlântica.

Laelia praestans

Laelia praestans é uma espécie nativa do Sul e do Sudeste do Brasil. Tem inflorescência com duas ou mais flores nas tonalidades branco, rosado, lilás e magenta.

Cattleya bicolor

A Cattleya bicolor tipo apresenta cacho ereto e muitas flores. É uma planta epífita - apoiase sobre outro vegetal sem retirar seus nutrientes -, que vive na mata Atlântica.

Laélias

Com oito políneas (pequenas bolsas que contêm o material genético), o que as difere das catleias, as laélias são encontradas nas planícies brasileiras.

Projeto primoroso

Composto de ripas de madeira, o orquidário de 152 m², projetado por Ronaldo Parisi, foi envolvido por telas de arame para impedir a entrada de pássaros. Um forro de malha metalizada (Aluminet), que recobre a estrutura, ameniza a luz solar, enquanto a fonte, com queda d’água, aumenta a umidade do ambiente. Foi previsto também um sistema de irrigação, com esguichos instalados no teto para fazer a rega diária das orquídeas, que ficam apoiadas em bancadas ou penduradas por ganchos. As duas portas basculantes evitam a fuga dos passarinhos que vivem no orquidário. Do lado de fora, a bancada, equipada com pia, dá apoio ao cultivo, realizado por dois jardineiros. São usados apenas substratos orgânicos para não afetar o ecossistema do viveiro.


Eu sonho com um orquídario no meu futuro jardim, não deste tamnho claro, mais pequeno mas com várias espécies, mas tbm não tem como não se apaixonar por essa maravilhosas flores.


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t