terça-feira, outubro 04, 2011


Pele de deusa: aos 20 anos


Marcadores:
A produção de colágeno e elastina está em alta, o que deixa a pele macia, firme e lisinha. Entretanto, os cuidados com o rosto hoje vão garantir o visual jovem lá na frente
Paloma Bernardi

Se antes a rotina de limpeza, tonificação e hidratação era o suficiente, agora os dermatologistas areditam que os cuidados com o envelhecimento precoce devem começar a partir dos 20 anos. Desde cedo, a exposição solar deve ser cautelosa e o uso do filtro solar obrigatório, pois, apesar de não ser visível na pele, já ocorre alteração do DNA causada pelos raios solares, levando a consequências como rugas e manchas mais tarde", alerta a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo. Além do sol, principal vilão, a má alimentação e a poluição são gatilhos para aumentar a quantidade de radicais livres no organismo. "Por isso, recomendamos os ativos antioxidantes, como a vitamina C, o coffeeberry, o feverfew, entre outros", fala Adilson Costa, dermatologista de São Paulo. A região ao redor dos olhos já deve receber um cuidado específico, porque a pele dessa área é muito fina e delicada.

Hidratação livre de óleo

O período da alteração hormonal típico da adolescência, que causa acne e oleosidade excessiva, já passou, mas algumas mulheres ainda podem sofrer com o problema. "Justamente por isso, a hidratação deve ser leve para não obstruir os poros nem causar cravos e espinhas", diz Adilson Costa. Opte por produtos com toque seco e textura em gel, gel-creme, loção fluida ou soro. Também vale a pena procurar por cosméticos à base de ácido salicílico, ativo que faz uma esfoliação suave, controlando a oleosidade.

Aposte no peeling

Quem abusou do sol já pode ter a pele marcada por manchas ou linhas finas até mesmo na fase dos 20 (principalmente as branquinhas). "Nesse caso, a necessidade de cada mulher é mais importante do que idade", fala Sérgio Talarico Filho, dermatologista de São Paulo. Se for o seu perfil, vale recorrer
a um peeling de cristal ou à base de ácidos em concentrações mais baixas. "Costumo indicar os alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico, salicílico e o lactobiônico, substâncias que fazem uma renovação celular sem descamar nem agredir a pele", sugere Ana Paula Meski, dermatologista de São Paulo. De quebra, esses ativos combatem cravos e espinhas e reduzem o excesso de óleo no rosto.


Dicas Boa Forma.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t