quarta-feira, novembro 02, 2011


Cuidados especiais para o verão


Marcadores: ,
Cuidados especiais para o verão

Que todo mundo gosta de aproveitar o verão, uma piscina, ou pegar um bronze, isso é inegável. Mas e se a piscina deixa teu cabelo verde, os mosquitos não te deixam em paz e sua pele não para de descascar?

É, o verão pode causar alguns probleminhas indesejados, mas nada que algumas dicas do Vila Batom não mudem esse quadro para você.

O problema mais recorrente do verão são as manchas. Tomou um solzinho e lá estão elas, para marcar seu bronzeado. O que fazer para não correr o risco de adquiri-las? "Procure expor-se ao sol antes das 10h e depois das 15h, use filtro solar de amplo espectro, chapéu e óculos solar e se lembre de reaplicar a cada 2 horas, ou após suor excessivo ou mergulho. Evite também usar substâncias que deixem a pele mais sensível ao sol, como o ácido retinóico", ensina a dermatologista Danielle Bertino, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional São Paulo.

E se o causador das manchas não foi o sol e sim, os autobronzeadores? Na verdade o problema não é efetivamente do produto e sim o modo como a pessoa o aplicou. A dermatologista Irene Dantas, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro, explica que os autobronzeadores são apenas uma maquiagem para a pele. "Portanto, evitam-se manchas espalhando o produto adequadamente", afirma. E para aquelas que não tiveram esse cuidado, a dica deixada pela médica é a esfoliação. "Ela ajuda para que o pigmento saia mais rapidamente da pele", argumenta.

Danielle dá ainda um passo a passo de como aplicar o autobronzeador, para você não errar mais: Use esfoliante corporal ou facial no dia anterior a aplicação do autobronzeador. Não há necessidade em friccionar muito a pele. Faça depilação ou descoloração dos pêlos, um dia, ou mais, antes da aplicação do autobronzeador. Prepare a pele, que deve estar bem seca. "Oriento utilizar luvas e solicitar que alguém ajude aplicar o produto nas costas. Não se esqueça de regiões como o dorso do pé, nuca, pescoço e orelhas".

Ela lembra ainda que as mulheres devem evitar a aplicação de grandes quantidades nas regiões dos cotovelos e joelhos. Na face, concentre a aplicação na testa, dorso do nariz, maçãs do rosto e no queixo. "E uma quantidade menor ao redor dos olhos e sobre lábio superior", ensina. Não deixe resíduos nas sobrancelhas e retire o excesso com um cotonete úmido. Para finalizar, retire as luvas e aplique uma pequena quantidade do produto no dorso das mãos. "Lave bem as unhas e as palmas das mãos após a aplicação do produto e espere de 15 a 20 minutos antes de se vestir".

A dermatologista conta que, atualmente, existem clinicas especializadas na aplicação desse bronzeado. "Elas têm excelentes máquinas computadorizadas que aplicam simetricamente e uniformemente o autobronzeador em todo o corpo, sem deixar manchas", afirma Danielle. E tudo isso em apenas 30 segundos. Vale a dica.

Ainda na região da pele, um ato simples e que deve se tornar uma prática diária é a aplicação do protetor solar. E isso vale essencialmente para que a pele não descasque. Irene afirma que utilizando um filtro adequado e respeitando os horários de pico de exposição, não tem porque você se preocupar com a descamação da pele. A proteção do filtro deve ser no mínimo fator 30 (FPS 30).

Mas se você se esqueceu desse cuidado, o jeito mesmo é tratar. "O ideal é a hidratação abundante da área com produtos a base de uréia, lactato de amônio e óleos, e outras substâncias hidratantes, que aceleram a recuperação da pele", indica Irene.

E quanto aos cabelos? Como evitar que eles fiquem esverdeados? Irene dá a dica. "Através do uso de cremes hidratantes contendo protetor solar. Esses produtos já são bem distribuídos nas farmácias e supermercados no país. Para quem já está com um cabelo ressecado, os salões tem ótimas opções para recuperar os fios. Mas o FPS é essencial sempre para não desbotar", explica a profissional.

Outro problema que sofremos no verão é o excesso de mosquitos pairando por todos os lugares. A melhor solução para evitar picadas ainda é o bom e velho repelente. Irene também indica cobrir as janelas com cortinas e redes de proteção com trama diminuta, que impedem a entrada de insetos nas casas.

Por fim, as unhas. Sempre queremos deixá-las lindas e brilhantes, mas o verão tende a produzir o contrário. Como, então, recuperar o brilho do esmalte opaco? Eliane Batista, manicure do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, ensina: "Repor uma camada de ‘extra brilho’ a cada dois dias vai fazer o esmalte e o brilho durarem mais". Eliane conta ainda que, outra solução é passar o esmalte verniz para as unhas.




1 comentários:

Ananery Magalhães disse... [Responder Comentário]

Ai flor preciso me cuidar mais ^^
bjao otimo feriado!

Aninha

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t