segunda-feira, dezembro 26, 2011


Cuscuz brasileiro de camarão da chef Heloisa Bacellar


Marcadores:
Está pensando em preparar uma ceia “nacionalíssima”, com pratos que resgatam a culinária e os ingredientes brasileiros? Então olhe só esta dica de receita que a chef Heloísa Bacellar, do restaurante Lá da Venda, desenvolveu para a campanha Azeite sua vida!, do Azeite de Oliva Espanhol. O cuscuz, prato bastante requisitado nas festas de fim de ano, traz a combinação deliciosa de diferentes ingredientes. Além disso, a receita é uma opção bem versátil: se você não é fã de camarão, pode substituir o fruto do mar por frango cozido, separado em lascas. Não é de babar? Aprenda a receita:

Cuscuz brasileiro com camarão da chef Heloisa Bacellar

Cuscuz brasileiro com camarão da chef Heloisa Bacellar | Foto: Divulgação

CUSCUZ BEM BRASILEIRO DE CAMARÃO
da chef HELOISA BACELLAR

PREPARO: Demorado | RENDIMENTO: 8 porções

. 1 xícara (chá) de azeite espanhol (aproximadamente)
. 6 xícaras (chá) de farinha de milho
. 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
. 1 cebola grande em cubos miúdos
. 2 dentes de alho bem picadinhos
. 1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadinhas
. 600 g de molho pronto de tomate
. 1 lata de ervilha
. 1 vidro grande de palmito picadinho
. 250 g de camarão pequeno limpo
. 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes em lascas

Para decorar:
. Tomate
. Ovo cozido
. Azeitona em lascas
. Banana
. Sardinha em conserva
. Molho de pimenta vermelha
. Sal e pimenta do reino

Aqueça bem o azeite numa panelinha. Enquanto isso, coloque as farinhas de milho e de mandioca e 1 colher (sopa) de sal numa tigela grande, misture bem e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir um pó fino. Faça uma cavidade no centro da mistura de farinhas e coloque metade da cebola, do alho, da salsinha e da cebolinha. Quando o azeite estiver quase fervendo, retire do fogo, despeje sobre os temperos e misture até deixar toda a farinha bem umedecida.

Regue o fundo de uma panela média com um fio de azeite e doure a cebola. Junte o alho, espere perfumar e adicione o camarão. Misture bem, espere o camarão mudar de cor e junte o molho de tomates, a ervilha e o palmito. Deixe ferver por 5 minutos, acrescente as azeitonas e ajuste o sal e a pimenta. Reserve 1 1/2 xícara (chá) do molho para servir ao lado do cuscuz e, aos poucos, vá juntando o restante do molho à mistura de farinha, mexendo com colher de pau até obter uma massa macia e alaranjada, nem esfarelada, nem encharcada.

Coloque água até meia altura de uma panela média (ou da base de um cuscuzeiro) e aqueça. Para montar o cuscuz, decore o fundo e as laterais de um cuscuzeiro (ou de um escorredor de massa) com rodelas de tomate e de ovo cozido, tiras de banana, lascas de azeitona e, se quiser, filés de sardinha. Preencha a cavidade com a massa do cuscuz, pressionando delicadamente com as mãos para firmar, sem desmanchar a decoração e sem socar demais.

Coloque o cuscuzeiro sobre a panela com água fervente, tendo cuidado para não deixar a água tocar a base do cuscuz. Cubra o cuscuz com um pano limpo ou com folhas de couve, tampe e deixe no fogo por mais ou menos 1 hora, até que o pano ou as folhas estejam bem úmidos. Retire o cuscuz do fogo, aguarde 5 minutos, desenforme sobre um prato grande e sirva com o molho




.

1 comentários:

maria ester moraes disse... [Responder Comentário]

Nossa, deve ser maravilhoso esse cuscuz!!!!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t