terça-feira, dezembro 20, 2011


História do jeans


Marcadores:
Ao vestir a calça jeans nos dias de hoje, você talvez não imagine que a peça é, na verdade, uma verdadeira anciã.

Tudo começou por volta do ano de 1850, quando Levi Strauss, imigrante vindo da Alemanha que comercializava lonas para barracas, decidiu aproveitar o seu estoque e começou a produzir roupas feitas especialmente para os mineradores.

A resistência e durabilidade do produto, que nessa época tinha a cor marrom, garantiram o sucesso da peça entre os homens que avançavam pelo oeste americano em busca de ouro. No entanto, a perfeição ainda não tinha sido alcançada, já que o peso do material carregado pelos trabalhadores fazia com que os bolsos da calça se soltassem. A solução encontrada veio de Jacob Davis, que propôs o uso de rebites para reforçar as costuras. Levi não só aprovou a ideia, como também a patenteou.

Só que para comercializar a peça sob a marca Levi’s, Strauss precisava de um tecido tão resistente quanto a lona, só que mais confortável. Encontrou o que procurava nas roupas dos marinheiros de Gênova: Uma fibra de algodão azul vinda da região de Nìmes, na França. Mais tarde a expressão "de Nìmes" passou a significar denim, que também designa o tecido em que se fabrica a calça jeans.

Em 1890, a Levi’s lançou o modelo 501 de cinco bolsos, o mais famoso de sua história. A partir daí o jeans ganhou status e passou a circular por diversas tribos. Vestiu celebridades como James Dean e Marilyn Monroe, fez parte do figurino do roqueiro Elvis Presley e era o uniforme dos hippies que clamavam por paz.

Segundo o livro "História da Moda no Brasil" de João Braga e André Luís do Prado, foi só em 1980, época em que a vida pública se democratizou, que o jeans virou presença garantida nas ruas, vitrines e editoriais de moda. Perdendo o estigma da rebeldia jovem, a peça se difundiu e tornou-se mania mundial.




.

2 comentários:

júh doce mel ♥ disse... [Responder Comentário]

Ja passando aki em seu cantinho pra lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheinho de coisas boas pensamentos positivos e grandes realizações pra sua vida bjinhoss

FELIZ NATAL

http://jhdocemel.blohspot.com/

maria ester moraes disse... [Responder Comentário]

adoro jeans, peça que não pode faltar no meu armário!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t