sexta-feira, fevereiro 24, 2012


Dietas: mitos e verdades sobre os alimentos


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Será que beber água durante as refeições engorda mesmo? E ovos realmente aumentam o colesterol? No programa "Perdas e Ganhos", a nutricionista Karin Honorato, responsável pela dieta de Mariana Garcia, esclarece essas e outras dúvidas comuns quando o assunto é alimentação. Veja abaixo, afinal, o que é mito e o que é verdade:

Veja dicas da nutricionista para uma dieta detox

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  • 1
    'Carne vermelha é mais nutritiva que a carne branca'

    A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional. A carne vermelha simplesmente contém mais hemoglobina – substância responsável pela cor do sangue.
  • 2
    'Beber durante as refeições engorda'

    A água não engorda, mas, se bebida em excesso durante as refeições, pode dilatar o estômago (que e constituído por um tecido elástico). Consequência: você estará diluindo o ácido clorídrico produzido no estômago, o que irá promover um aumento no tempo de digestão, além de prejudicar todo o processo digestivo. Muitos acreditam que a bebida ingerida junto com o alimento ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente, levando as pessoas a comerem mais, o que não é verdade.
  • 3
    'Dietas da moda funcionam para perda de peso permanente'

    Embora você possa perder peso no início dessas dietas, elas podem não ser saudáveis, pois geralmente impedem que a pessoa obtenha todos os nutrientes que seu organismo necessita. Dietas da moda podem limitar seriamente ou proibir alguns tipos de alimentos, então a maioria das pessoas rapidamente enjoa delas e recupera o peso perdido.
  • 4
    'Pular refeições é uma boa forma de emagrecer'

    Seu corpo precisa de certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar as calorias que “ficaram faltando” comendo mais na refeição seguinte. Estudos mostram que quem não costuma tomar o café da manhã tende a ser mais pesada do que aquela que faz um desjejum nutritivo. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas refeições ao longo do dia incluindo uma variedade de alimentos nutritivos.
  • 5
    'Comer ovos eleva o colesterol'

    O mito surgiu porque a gema tem mais concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes.
  • 6
    'Comer carboidrato engorda'

    Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo; mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia e um período sem ele pode causar cansaço e letargia. Além disso, o consumo de proteínas em excesso pode acabar promovendo o aumento da gordura corporal.
  • 7
    'Tomar água em jejum emagrece'

    A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Está errado dizermos que beber água emagrece. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo, além de auxiliar na eliminação de toxinas.


2 comentários:

Amanda disse... [Responder Comentário]

Adoro seus pots e seu blog mas... AMEI esse post! Beijos

maria ester moraes disse... [Responder Comentário]

Bom, o médico que fez a cirurgia de redução da atriz Fabiana Carla (Zorra Total) disse que a melhor coisa que tem é sempre beber água junto com o alimento porque ela acelera a digestão mas só serve água!

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