sábado, fevereiro 25, 2012


Microilha encanta turistas na Eslovênia


Marcadores: ,

Cenário de conto-de-fadas, imagem de quebra-cabeças, brinquedo em miniatura… Não faltam referências fantásticas para a paisagem desta pequena ilha no meio de um lago rodeado pelos Alpes na Eslovênia, país do leste europeu vizinho de Itália, Áustria, Hungria e Croácia.

Conhecida como Bled, a região é um dos destinos de viagem preferidos dos eslovenos, por conta de atrações como castelos, florestas, montanhas e estações de esqui.

Mas é a ilhazinha, bem no meio do lago, que mais atrai visitantes durante o ano. Motivos não faltam: o lago e a ilha são os únicos do país, e contam com casas e construções de uma arquitetura única. Em especial o Santuário da Assunção de Nossa Senhora, construído no século 15.

Leia também: A verdadeira lagoa azul fica na Islândia

Sua pitoresca torre de 52 metros de altura destaca-se no meio do arvoredo e é parada obrigatória para os fiéis que visitam o templo. Para subir até seu topo, é necessário enfrentar uma escada com 99 degraus. Por conta do cenário inusitado, a igreja é muito procurada para casamentos, não apenas por noivos da Eslovênia, mas também por gente vinda de outros países da região.

Mas o Santuário não é a única construção da ilha. Sua ocupação, aliás, começou no século 11 a.C.. Muito tempo depois, durante a Idade Média, o local serviu como terreno para cultos pagãos. No ano de 1.142 foi construído um primeiro templo cristão, refeito no século 15 e finalizado por volta de 1.800, após um terremoto que destruiu parte do edifício original.

Além da paisagem e das construções históricas, o Lago Bled também atrai visitantes por um outro motivo igualmente peculiar: rodeado por montanhas, ele quase não sofre com ventanias e agitações na superfície, e por isso mesmo é um dos destinos prediletos em todo mundo entre os praticantes de remo e canoagem.

Leia também: Casa se equilibra à beira de penhasco na Tailândia

(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las em galeria)




1 comentários:

Vera disse... [Responder Comentário]

Oi Reh.
Que lugar lindo!
Parece cenário de filme.
Bjo.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t