sábado, fevereiro 18, 2012


Plantas que atraem beija-flores


Marcadores: ,

No Brasil temos várias espécies de beija-flores com tamanhos variando entre 7,5 (beija-flor-verdinho) e 20 cm (beija-flor-brilho-de-fogo). Cada um mais lindo e mais colorido do que o outro. E é um enorme prazer vê-los nos jardins, passando de flor em flor atrás do nectar.

Os beija-flores, com seu bico estreito e longo, são atraídos por flores campanuladas e de coloração amarela e vermelha e as borboletas apreciam flores de corola estreita tipo funil e são menos sensíveis à coloração.

Num jardim devemos introduzir espécies de plantas que atraiam estes agentes polinizadores, dando vivacidade ao espaço, encantando as pessoas.
Algumas plantas são de fácil cultivo, bonitas e que farão do jardim um ambiente propício ao aparecimento destes parceiros.

Não queremos dizer com isto que somente as plantas que sejam atraentes para pássaros e insetos deverão ser cultivadas.
Mas colocá-las entre as demais do jardim, além de embelezar, atrará a fauna silvestre alada e darão aquela nota vivaz ao espaço.

Um cuidado, no entanto é preciso ter: se for alérgico a abelhas evitar a colocação das plantas com néctar que sejam atraentes para elas, pois será um risco a correr.


russélia (Russelia equisetiformis)

russélia (Russelia equisetiformis)

Existem alguns que apropriam-se de plantas, não deixando outros pássaros se aproximarem. Costumam ser agressivas essas minúsculas aves!

Com algumas dessas espécies plantadas em seu jardim você sempre terá beija-flores por perto: afelandra-coral (Aphelandra sinclairiana), asistásia (Asystasia gangetica), ave-do-paraíso (Strelitzia reginae), bromélia-imperial (Alcantarea imperialis), camará (Lantana camará), camarão amarelo (Pachystachys lutea), camarão-vermelho (Justicia brandegeana), esponjinha (Calliandra inaequilatera), heliconia (Heliconia sp.), hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus), ixora (Ixora sp.), ipê (Tabebuia sp.), jacobínia (Justicia carnea), manto-rei (Thunbergia erecta), russélia (Russelia equisetiformis), sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis).

Camarão-vemelho (Justicia brandegeana)

camarão-vemelho (Justicia brandegeana)

asistásia (Asystasia gangetica)

asistásia (Asystasia gangetica)

ave-do-paraíso (Strelitzia reginae)

ave-do-paraíso (Strelitzia reginae)

heliconia (Heliconia wagneriana)

heliconia (Heliconia wagneriana)


brinco de princesa


2 comentários:

siça ramos disse... [Responder Comentário]

ele são uma gracinha né.....beijokas flor....http://www.estilopropriobysir.com/2012/02/moda-pin-up.html

maria ester moraes disse... [Responder Comentário]

acho lindo beija-flor! adorei post!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t