domingo, junho 17, 2012


Truques para salvar a comida e evitar o desperdício


Marcadores: ,
Restos de alimentos

Que as pessoas não consomem tudo o que compram nos supermercados, todos já ouviram falar, mas você sabia que, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 64% do que é plantado no Brasil acaba no lixo? Desde o transporte dos locais de produção até a casa dos consumidores, o tamanho do desperdício brasileiro chega a 70 mil toneladas de alimentos por ano.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Akatu, que tem como missão difundir hábitos de consumo consciente, a maior parte dos alimentos jogados fora pelos brasileiros são legumes, frutas e verduras comprados semanalmente. Considerando somente estes itens, as famílias brasileiras desperdiçam um terço do que compram.

Planejar suas compras e organizar um cardápio para a semana antes de ir ao supermercado sãos duas dicas contra o desperdício elaboradas pelo Instituto Akatu. Outra dica é utilizar as sobras. O feijão pode virar uma sopa. O arroz, carnes assadas e legumes são bons itens para bolinhos, enquanto frutas azedas e maduras podem virar compotas, geleias e recheios de bolos.

No entanto, se você já é um consumidor consciente e toma cuidado tanto na hora de comprar quanto na hora de conservar e armazenar os alimentos veja algumas dicas para que você não desperdice comida nem quando a receita sai errada.

sal

Bem na hora de levar comida à mesa você percebe que ela está salgada. Entre os truques abaixo, experimente aquele que mais combina com a sua receita:
  1. Adicionar uma pitada de açúcar, pois diminui o sabor do sal.
  2. Adicionar um pouco de tomate pelado.
  3. Adicionar um pouco de iogurte natural.
  4. Adicionar uma pequena quantidade de vinho do porto, ou outro tipo de vinho.
Você ainda pode colocar batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes no caldo, deixando ferver até as batatas cozinharem, pois assim terão tempo de absorver o sal. Retire e sirva as batatas como acompanhamento.

Pouco sal
 
Podemos salgar um prato, mas também podemos esquecer de colocar sal. Este caso, no entanto, é mais simples, basta acrescentá-lo no final. Porém, se foi o arroz que ficou sem sal, coloque a quantidade de sal que está acostumada a usar em uma xícara de água e distribua por cima. Leve a panela ao fogo de novo até secar.

Muito Picante? 

Se o prato ficou muito condimentado, experimente colocar leite de coco ou iogurte. Você tem muita chance de corrigir o erro e de deixar seu prato delicioso.

Muito limão? 
  Se o molho a base de limão ficou azedo demais, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio e ele ficará no ponto.

prato de sopa

Sopas e ensopados ficam muito engordurados. Quando estiver quase na hora de servir a refeição, esfrie a sopa ou ensopado, retire com uma colher a gordura visível e depois siga uma das medidas abaixo:
  1. Enrole pedras de gelo em gaze ou papel absorvente e passe suavemente em cima da superfície da sopa ou ensopado;
  2. Coloque um pedaço de pão em cima e leve ao fogo para esquentar, isso fará com o que pão absorva a gordura;
  3. Se for uma receita de sopa com carne gorda, coloque por cima uma folha de couve. Ela vai absorver a gordura que sair da carne.
Se você tiver bastante tempo antes de servir, deixe o prato esfriar na geladeira, depois de algumas horas toda a gordura estará congelada por cima. Então é só tirar a crosta branca de gordura de cima e voltar ao fogo para esquentar.

O caldo está ralo? 
 
Existem duas maneiras de corrigir esse erro. A primeira opção é deixar ferver para que o excesso de líquido evapore e o caldo engrosse.
Você também pode fazer um pasta misturando farinha de trigo e manteiga derretida. Vá acrescentando pequenas quantidades dessa pasta ao molho que está ralo até obter a consistência desejada. Não deixe de mexer sempre.

O caldo está turvo? 

Você fez um caldo de carne, peixe ou frango e ele ficou turvo e com um aspecto feio. Para corrigir, bata uma clara de ovo ao ponto de neve e coloque na panela onde está o caldo fervente. Coe o caldo, de preferência com uma fralda de pano no fundo da peneira e pronto.

Carne dura

carne

Você vai colocar a carne de panela na mesa e verifica que ela está dura. Junte um pouquinho de vinagre ou conhaque ao molho da carne e deixe cozinhar por mais algum tempo. Ela ficará bem macia. O conhaque é melhor para amaciar carne assada, enquanto o vinagre funciona melhor nas carnes de panela.

Carne descorada

O lagarto do jantar está pronto, mas sua aparência está descorada. Para conseguir uma aparência dourada é fácil:
  1. Em uma panela, coloque um pouco de açúcar e uma colher de óleo ou azeite. Deixe formar uma calda cor de caramelo;
  2. Coloque a carne nesta panela e deixe que ela doure de todos os lados, virando-a constantemente;
  3. Vá pingando o molho da carne para que a cor que está no fundo da panela solte e grude na carne.

Batata frita

Você terminou de fritar a batata, colocou em um prato e a cobriu com uma tampa para que não esfriasse. A batata amoleceu. O truque é devolver a batata à panela com a gordura bem quente e em seguida retirá-la. Elas voltarão a ficar crocantes e não vão murchar.

Outra dica para a batata frita não esfriar e amolecer é tirá-las da gordura e colocar sobre papel absorvente. Depois, passar para uma assadeira e deixar no forno entreaberto e a uma temperatura baixa.

Salada murchou

Na hora de fazer a salada para o jantar da família você percebe que as folhas verdes que estão na geladeira ficaram murchas. Você deve:
  1. Colocar as folhas uma a uma em uma vasilha com água gelada por alguns minutos;
  2. Retire e seque bem;
  3. Coloque de novo na geladeira e espere um pouco.
Pronto, suas folhas estão bonitas de novo.

Bolo só assou por fora? 

O bolo está dourado por fora, mas cru por dentro. Coloque a forma do bolo em banho-maria dentro do forno, na prateleira de cima. Deixe no forno a uma temperatura baixa até o palito que espetar o bolo saia seco.

Dicas BBEL


2 comentários:

Point Do Sorteio disse... [Responder Comentário]

segue meu blog vou seguir o seu tbm www.pointdosorteio.blogspot.com.br
bjos e se precisar estarei akii

Driele Moreira disse... [Responder Comentário]

Adorei as dicas.. muito boas mesmo, principalmente pra mim que ama cozinhar e que as vezes erro em pequenas coisas. Agora já sei como consertar XDDD

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t