terça-feira, agosto 07, 2012


Saiba como tirar as medidas do corpo


Marcadores:


Vira e mexe as mulheres (principalmente!) se pegam tirando as medidas do corpo. Inclusive, elas são craques nisso, porque a curiosidade em saber o tamanho do quadril e da cintura parece ser automático...

Mas não é apenas para manter as medidas por causa daquela dieta que você está seguindo à risca há uma semana que você usa a fita métrica. Se você ainda recorre às costureiras para fazer um vestidinho ou uma roupa exclusiva, você precisa das medidas corretas do seu corpo. Afinal, elas devem se ajustar ao seu corpo perfeitamente e nada pode ficar sobrando.

Então trouxe uma dica básica para quem não quer errar ao tirar as medidas. “Tire as medidas sem apertar e sem deixar folga. Não pense que você vai emagrecer ou que a roupa que vai ser feita terá um modelo mais folgado. Se perder as medidas, deve tirá-las novamente”.
medidas para o corpo
Outra dúvida que surge é: qual é o lugar exatamente correto para se medir a cintura, por exemplo? E o quadril? Encontrei uma matéria no site Moda e Beleza que vai tirar essas e outras dúvidas e também reforçar que o corpo brasileiro não segue um padrão exclusivo. “Uma mulher pode usar tamanho 42 para calças e saias, mas tamanho 38 para blusas. Outro ponto que causa esta diferenciação é a moda dos silicones, que podem ajudar a aproximação dos tamanhos para vestuário superior e inferior, ou distanciar ainda mais, com a colocação de próteses excessivamente grandes”. 

Então, aproveite as dicas:

:: Busto – contorne o busto passando pela altura do mamilo. Tome cuidado para a fita estar toda na mesma altura, sem escorregar nas costas. Lingeries com enchimento alteram as medidas. Tente usar o mesmo padrão para não correr o risco de ter sobras na blusa, ou então ter um zíper que não fecha.

:: Cintura – contorne a cintura na medida mais fina. Lembre de não apertar a fita em busca de uma cinturinha mais marcada.

medidas para o corpo

:: Quadril – contorne o quadril na parte mais larga do bumbum. O quadril não é onde fica o cós da sua calça super baixa – esta é chamada cintura baixa, e é uma medida complementar: meça o contorno da cintura baixa e anote o valor. Meça a altura da cintura baixa, partindo da cintura até o ponto no qual foi medido o contorno desta medida complementar. 

:: Largura das costas – podemos considerar duas medidas: costas de ombro a ombro – meça do osso no final de um ombro até o osso do outro ombro;

:: Costas cava a cava - levante os braços na altura dos ombros e observe onde fica o início da dobra que vai em direção à axila – esta é a cava. Meça de uma cava à outra.

:: Comprimento da calça – para qualquer medida de comprimento partimos da base onde se encontram ombro e pescoço até a cintura, e da cintura para baixo. Para a modelagem, sempre temos como referência a cintura, sendo assim, modelamos blusa até a cintura, e calça na cintura (alta – no lugar certo da cintura).

medidas para o corpo
Então, para medir: 

:: Altura do busto:
posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até o mamilo.

:: Altura da cintura: posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até a cintura.

:: Cintura baixa: partindo da cintura até o ponto no qual foi medido o contorno desta medida complementar.

:: Altura do quadril: posicione a fita métrica na cintura e meça até a parte mais larga do bumbum, onde foi medido o contorno do quadril.

 :: Altura do joelho: posicione a fita métrica na cintura e meça até o joelho dobrado.

:: Altura do tornozelo: posicione a fita métrica na cintura e meça até o osso do tornozelo. Comprimentos de calça variam de acordo com o modelo, e podem cobrir o sapato, com salto ou sem. Neste caso, tire a medida com o sapato que irá usar. O mesmo vale para saias e vestidos longos – tire a medida com o sapato que irá calçar na festa.

:: Largura do ombro: posicione a fita métrica na lateral do pescoço (onde se encontram ombro e pescoço) e meça até o osso no final do ombro. Se você está usando uma camiseta que tem a costura da manga mais caída, ignore. Seu ombro termina no osso, e depois disso começa o braço.

:: Comprimento do braço: meça do osso onde termina o ombro até o osso do pulso. Tire esta medida com o braço dobrado, colocando a palma da mão no umbigo.

Gostou das dicas? Comente!



2 comentários:

Bruna Araújo disse... [Responder Comentário]

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

ontendency.blogspot.com

luiza disse... [Responder Comentário]

muito boa as dicas...nunca sei como tirar medidas...agora vou saber!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t