terça-feira, dezembro 18, 2012


Peru de Natal


Marcadores: ,
2 opções de receita de Peru de Natal para deixar sua ceia mais deliciosa.

Peru de Natal recheado fácil de fazer


Como fazer o peru de Natal:
Ingredientes:
1 peru limpo
3 xícaras (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de vinagre
5 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino
2 cebolas graúdas picadas
1 cenoura picada
4 folhas de louro
10 talos de salsa lisa
6 cebolinhas-verdes
1 ramo de manjerona
1 ramo de manjericão


Como fazer o recheio do peru de Natal:
Ingredientes:
Moela e fígado do peru
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola graúda picada
4 tomates sem pele picados
200g de presunto picado
24 azeitonas grandes em rodelas (sem caroço)
1 kg, aproximadamente, de farinha de mandioca
4 colheres (sopa) de salsa picada
2 ovos cozidos e picados

Modo de preparo:
Remova a embalagem com os miúdos. Lave a ave em água corrente e, então, faça um corte junto da mitra, enfie aí as pernas do peru, dobre as asas para trás e leve-o para uma vasilha bem grande. Numa tigela grande, misture o vinho branco, o vinagre, o sal socado com os dentes de alho, as cebolas picadas, a cenoura picada, as folhas de louro, os talos de salsa, a cebolinha-verde, a manjerona, o manjericão e a pimenta-do-reino. Reserve. Fure o peru por dentro e por fora, no peito, nas pernas e nas costas, com a ajuda de um garfo de cozinha. Despeje a marinada reservada sobre o peru esfregando-o muito bem. Ponha um pouco do molho no interior do peru e deixe marinando por 12 horas. De vez em quando, vire-o no molho, deixando o peito para baixo durante a noite toda.

Cozinhe a moela, o fígado e o coração do peru até que fiquem bem macios. Parta-os em pedacinhos e refogue-os em uma panela com a manteiga, a cebola picada bem fina e os tomates. Depois de tudo bem refogado, acrescente o presunto picado, as azeitonas e a farinha de mandioca, obtendo uma farofa meio úmida. Retire-a do fogo, prove o sal e acrescente a salsa picadinha e pedaços dos ovos cozidos. Misture bem e reserve. Utilize para rechear o peru.

Retire o peru do molho e leve-o para um mármore ou uma travessa grande. Enxugue-o, com um guardanapo, por dentro e por fora. Em seguida, encha a cavidade com o recheio, apertando bem e costurando a pele com linha grossa ou amarrando-a bem forte. A seguir, limpe o peru todo com um guardanapo seco, besunte-o de manteiga ou margarina e leve-o para uma assadeira grande e funda com um pouco de óleo. Cubra, enfim, todo o peru com uma folha de papel alumínio. Coloque um pouco de óleo em cima desse papel e despeje na assadeira todo o molho que ficou na vasilha ou bacia em que pousou o peru. Leve para o forno preaquecido. Enquanto o peru assa, regue-o de vez em quando, levantando o papel, com o molho que deve estar fervendo na assadeira. Antes de regar a carne, fure o peito e as pernas do peru com um garfo. Quando o peru estiver macio, retire o papel, e continue assando para que ele doure bem.

Experimente a receita de peru assado com frutas



Ingredientes:
2kg de peru inteiro
4 dentes de alho
4 folhas de louro
200g de manteiga sem sal
½ litro de caldo de aves
15g de farinha maisena
sal e pimenta a gosto
5 unidades de pêssego
1 unidade de abacaxi
10 unidades de figo
100g de ameixas secas

Modo de preparo:
Limpar o peru de vísceras e pena que eventualmente tenha. Colocar o peru numa assadeira temperar com sal, louro e alho. Assar em forno pré-aquecido a 150°C. Ter sempre disponível manteiga sem sal derretida para regar o peru para ele não secar. Quando o peru estiver pronto retirar da assadeira, escorrer o excesso de gordura e fazer a deglaçagem com caldo de aves.

Engrossar o molho com farinha maisena e retificar o tempero com sal e pimenta.

Enquanto o peru assa, descascar o pêssego e cortar no meio para retirar o caroço. Cortar também o figo em quartos, o abacaxi em rodelas e descaroçar as cerejas e ameixas. Aquecer uma frigideira com manteiga e saltear o pêssego e abacaxi até dourar. Reservar.

Colocar o peru numa travessa e dispor as frutas em volta como decoração.

Espero que gostem.

Receitas Gnt.Globo


1 comentários:

Nah Quevedo disse... [Responder Comentário]

Peru é mesmo uma coisa da vovó fazer, mas realmente não parece difícil, quem sabe um dia eu tento! hahahahahaaha

Beijos, Nah.
http://despacotedazur.blogspot.com.br

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t