domingo, março 03, 2013


Flores e as folhas certas pra cada ambiente


Marcadores: , ,
Saiba como deixar cada cantinho mais vivo e colorido escolhendo as flores e as folhas certas pra cada ambiente. Tem planta ideal pra sala, cozinha, banheiro...


Abuse de folhas em salas com luz

Se sua sala é bastante iluminada, com janelas grandes, aposte nas plantas que gostam de luz. Escolha as de folhas gordinhas, que acumulam água e não ficam secas com facilidade, como costela-de-adão, dracena e antúrio. Essa última é bem resistente à luz do sol. Outras opções para espaços com claridade são pau-d'água, bromélia e licuala. Lembre-se que a sala é um local de circulação de pessoas. Por isso, a dica é pôr plantas nos cantos, perto da luz na natural.


Folhagens dão vida a espaços escuros
Salas com muita sombra e pouca luz natural são úmidas. Para ambientes assim, plantas que não precisam de água todo dia são perfeitas. Sugiro zamioculca, ótima pra interiores, e pleomele verde, planta alta, que vive bem com pouca iluminação, assinala Cláudia, que também cita a ráfia e a samambaia. A dica é deixar a terra delas sempre úmida. Para isso, coloque pedras ou cascas de árvore por cima do vaso.


Cozinha com cheiro de tempero fresco
Cheirinho de tempero fresco é uma delícia! Ter ervas na cozinha é gostoso e prático - fica mais fácil pegar pra usar na receita. Tenha capim-cidreira, manjericão, alecrim, boldo, hortelã e pimenta. Elas só precisam de sol pela manhã e um pouco de água todos os dias, ensina a arquiteta. Se tiver espaço num canto iluminado, invista em frutíferas, como jabuticabeira, pitangueira ou num pé de tomate-cereja. Os vasos devem ter abertura entre 50 e 80 cm. Com 1 m, elas dão frutos.


Bambu da sorte no banheiro
O banheiro é o local mais úmido da casa, certo? Então, escolha plantas resistentes ao vapor e à umidade, como bálsamo, lírio-da-paz e violeta. Elas gostam de luz indireta e, nesse caso, as lâmpadas servem para aquecê-las. Regue a cada três dias, só a terra, orienta a profissional. O bambu da sorte também é uma opção bacana para esse espaço. É lindo, vive na água, não gosta muito de luz e traz boas energias para o espaço, diz.


Orquídea dá um ar refinado ao ambiente
Por serem delicadas, flores combinam com quartos e escritórios. Use camélia, begônia ou jasmim. Se não curte perfume, prefira jiboia, bonsai ou aspargo. Com a ausência de luz, elas diminuem a fotossíntese e liberam gás carbônico, que faz mal, diz Cláudia. A dica é ter só uma flor e tirá-la do quarto à noite.

Conteúdo VIVA!MAIS



2 comentários:

Jéssica Pires disse... [Responder Comentário]

Lindas decorações, amoo

www.thefashionnight.blogspot.com

Ana Chamilete disse... [Responder Comentário]

Arrasou nas dicas! Principalmente o temperinho na cozinha, além do cheirinho, fica bem prático! :)
Beijos, beijos.

www.queridaga.com

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t