quinta-feira, maio 02, 2013


20 respostas para um make perfeito


Marcadores: ,
Você vive ligada nas tendências e investe nos melhores produtos, mas na hora de encarar o espelho com a maquiagem em mãos batem pequenas dúvidas? Experts dão todas as respostas para você criar um visual lindo.



Devo aplicar pó por cima da base? Como passar o batom vermelho sem borrar? Qual o truque para afinar o rosto? Conversamos com quatro especialistas em make para você caprichar nos detalhes, usar as novidades sem medo e conseguir um visual lindo e impecável. Navegue pela galeria e tire todas as suas dúvidas... 



Quando tomo sol tenho que mudar de base?

"Sim, vale investir em outro tom de base para quando estiver mais bronzeada", diz a maquiadora Helo Bassi. É comum ter o rosto e o colo de tonalidades diferentes, já que nos protegemos bastante ao nos expormos ao sol. Se a diferença de tons for gritante, Rafaella Crepadi, treinadora e maquiadora da Nars no Brasil, sugere fazer uma média entre os dois e escolher uma cor de base intermediária, para não ficar artificial. "Por isso, indico testar a base próximo do maxilar. Assim, dá para visualizar melhor se acertou no tom", explica.


Como usar a maquiagem para afinar o nariz?

Imaginar o nariz preso entre duas linhas paralelas é o segredo de Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, para afinar a área: "Você pode usar pó, base, corretivo ou sombra para criar essas linhas nas laterais do nariz, sempre com dois tons mais escuros que a cor da sua pele. Esfume bem para não deixar nada aparente e aplique o iluminador apenas na pontinha do nariz", explica.


Batom vermelho: como fazer um contorno perfeito sem borrar?

Com cores escuras, o risco de errar aumenta (no carro em movimento, então, é tragédia na certa!). Dizem que os cremosos borram mais do que os mates, mas há controvérsias. Seja qual for o batom escolhido, não faltam truques. A clássica dica de aplicar o lápis no contorno da boca continua valendo. Escolha um tom o mais próximo possível do batom para o visual não parecer antigo. Já existem lápis transparentes que criam uma barreira no contorno, evitando que o batom escorra. "Também vale passar um corretivo ao redor dos lábios, pois, caso ele borre, fica mais fácil limpar", diz Helo Bassi. Se preferir usar um pincel, tente o chanfrado (de olhos mesmo). Ele ajuda a contornar o biquinho com perfeição.


Dá para conquistar um bocão de Angelina Jolie só com make?

O segredo para ganhar lábios carnudos tem nome: gloss! Rafaella ensina como abusar dele: "Faça o contorno com um lápis de boca e preencha com a cor desejada de batom, mantendo o centro dos lábios menos pigmentado. Depois, lance mão de dois tons de gloss. Um da mesma cor do batom e outro mais claro, que deve ser aplicado apenas no centro dos lábios", explica.


O blush em creme virou febre. Todo maquiador usa. Por quê?

O blush nessa textura garante um resultado mais natural, de pele hidratada e fresca, uma forma mais moderna de dar aquele ar de saúde às bochechas. Pode ser aplicado facilmente com os dedos não só nas maçãs do rosto mas também nos lábios e pálpebras - é um produto multifuncional. Também oferece maior fixação. Um truque é aplicá-lo por baixo do blush em pó para durar a balada toda. Só é contraindicado para quem tem pele muito oleosa.


Quando uso corretivo, ele acumula nas ruguinhas. Como evitar?

Rafaella dá a solução: "Hidratar bem a pele é uma saída inteligente. Se o rosto estiver desidratado e o corretivo for o primeiro produto em contato com a pele é dele que ela vai sugar a água, deixando um aspecto seco e craquelado", explica. Além disso, opte por corretivos com textura leve e fluida - muitos já oferecem tratamento antirrugas, disfarce ótico e boa cobertura no mesmo produto. Por fim, dose bem a quantidade para evitar o aspecto ressecado.


Existe um truque para colocar cílios postiços sem que eles despenquem?

A escolha dos cílios é fundamental. "Qualidade faz toda a diferença. Um muito barato pode ter uma base rígida demais, com pelos mais duros. Então, a falta de flexibilidade pode dificultar a aplicação e gerar desconforto", acredita Fabiana. Os de melhor qualidade (sim, são mais caros) trazem bases mais finas e flexíveis. Toda a extensão da base dos cílios postiços deve receber a cola, mas sem excesso. Espere a cola secar por 30 segundos antes de grudar.


Qual o segredo para fazer um olhão esfumado durar?

"Para fazer seu smoky eye durar a noite toda, sugiro sempre o uso de uma sombra em creme antes da em pó - melhora a fixação. Um lápis preto para olhos também serve como base. Se quiser manter a raiz dos cílios mais escura, por exemplo, deixe o lápis mais forte nessa região, assim, quando aplicar a sombra, a cor e o pigmento ficarão mais intensos", explica Rafaella.


Delineador em gel, líquido ou na forma de caneta. Qual escolher?

Essa escolha depende da sua preferência e habilidade. A versão em gel requer o uso de um pincel chanfrado, que, apesar de precisar de firmeza, ajuda a fazer o traço linear e rente aos cílios. Também seca rápido, o que evita que a tinta tatue a pálpebra superior. "O líquido exige uma precisão ainda maior para o resultado não parecer uma escadinha. Já a embalagem em forma de caneta é ideal para quem não tem muita prática. A ponta firme e o controle de saída do produto garantem maior domínio sobre o traçado", explica Rafaella.



Devo usar o curvex antes ou depois da máscara de cílios?

"É perigoso usar o acessório já com a máscara nos cílios, pois você corre o risco de quebrar os fios. Também não recomendo esquentá-lo no secador como algumas mulheres fazem, pois, sem ter o real controle da temperatura, existe o risco de queimar os cílios", fala Rafaella. A forma correta de usar o curvex é apertá-lo de duas a três vezes antes de aplicar a maquiagem para garantir uma boa curvatura. Fabiana Gomes conta um truque: "Em uma emergência, dá até para usar uma colher de chá ou café (dependendo do tamanho do olho) como modelador de cílios. É só usar a parte convexa do talher", diz. 

Continua no post de amanhã!



Conteúdo Boa Forma



0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t