sexta-feira, maio 03, 2013


20 respostas para um make perfeito - Continuação


Marcadores: ,
Você vive ligada nas tendências e investe nos melhores produtos, mas na hora de encarar o espelho com a maquiagem em mãos batem pequenas dúvidas? Experts dão todas as respostas para você criar um visual lindo.



Continuação....


Como usar várias camadas de máscara sem deixar os cílios emplacados?

Jogue fora aquele produto que está fazendo bodas de ouro no nécessaire. Quando a máscara para cílios fica velha, torna-se grossa e tende a grudar os cílios. Também evite passar a máscara fazendo um ziguezague, técnica que alguns maquiadores ensinam, mas que não funciona muito para diversas camadas. "Retire todo o excesso de máscara do pincel na borda da embalagem e aplique da raiz às pontas como se você estivesse escovando os fios. Espere secar para passar mais uma vez e use uma escovinha para pentear os cílios, removendo acúmulos", diz Helo.


Como corrigir as sobrancelhas com maquiagem sem deixar pesado?

Claro que sim! Esse truque da maquiagem faz toda a diferença no resultado final e os últimos desfiles de moda ditaram sobrancelhas bem marcadas. Então, vale aprender: "Com uma sombra num tom frio, pode ser o marrom-acinzentado, e um pincel chanfrado, vá preenchendo apenas as falhas e não o contorno do arco, como se estivesse desenhando fio por fio. Isso garante um aspecto mais natural", diz Fabiana. As ruivas são a única exceção. Para combinar com o cabelo, devem procurar tons mais quentes, mas nunca usar o preto, que sempre pesa para todas as mulheres.


Blush perolado, opaco ou cintilante? Qual devo usar?

"Não existe uma regra. Tudo depende do acabamento que você mais gosta ou do efeito que deseja causar", fala Rafaella. Mas, sem dúvida, o blush perolado é o que está em alta, justamente por seu poder iluminador. Como a brasileira gosta de pele mate, ou seja, sem brilho, é importante que haja um ponto de luz nas maçãs do rosto. O blush opaco tem o seu valor, especialmente para fazer correções. "Se quiser, use a versão sem brilho e, por cima, aplique um iluminador em pó ou em creme", ensina. Os produtos cintilantes, com partículas de glitter muito evidentes, estão caindo em desuso. Mas, se você não abre mão de brilhar, restrinja-os para a noite.


Diminuir olhos grandes e aumentar os pequenos é possível?

Essa é a missão número 1 da maquiagem: disfarçar o que você não gosta no seu rosto. Olhos grandes podem ganhar uma aparência menor com tons escuros. Sombra (de preferência sem brilho), delineador e até lápis preto na linha d'água ajudam a diminuí-los. Já os pequenos devem ser iluminados, especialmente no canto interno. Aposte em cores claras, como o areia, dourado e rosa. "Aplicar um lápis bege na linha d’água também é tiro e queda para abrir o olhar", fala Nadia Tambasco, do salão Marcos Proença.


Como combinar duas cores de sombras?

O primeiro passo é escolher tons que conversam entre si. Geralmente, os duos ou quartetos de sombra facilitam a nossa vida, pois já trazem essa combinação prontinha. Outra regra é aplicar o tom mais claro na parte mais interna das pálpebras e o mais escuro na externa, para abrir o olhar. Fabiana faz uma sugestão para quem já está craque no make: "Aposte numa terceira cor como intermediária, que faça a transição entre ambas. O olho fica mais sofisticado com um acabamento profissional". Mas não deixe de usar cores com medo de errar. "Na Nars, seguimos a filosofia que devemos brincar com as cores. Se não gostar do resultado, basta limpar. É só maquiagem!", fala Rafaella.


Afinal, em quais pontos devo aplicar o iluminador?

Ele é o produto queridinho do momento e vale a pena tê-lo no nécessaire na versão fosca para o dia e perolada para a noite. Também está disponível em pó e creme, sendo que o último caiu no gosto dos maquiadores profissionais pela fácil aplicação. O iluminador deve ser passado nas áreas que você deseja ressaltar, para deixar o rosto com volume e profundidade e bem desenhado. "Em geral, iluminamos o ossinho das maçãs e do nariz, o canto interno dos olhos e abaixo da sobrancelha", explica Nadia. Quem tem um nariz batatinha, por exemplo, pode clarear a ponta dele para parecer mais fino. Aplicando no V dos lábios (chamado de arco do cupido pelos profissionais), em sua parte superior, a boca é realçada.


Pó facial: preciso passá-lo por cima da base?

Não. Mas você pode, dependendo do efeito que deseja. "Eu não uso muito, apenas se a pessoa tem a pele extremamente oleosa", conta Nadia. Rafaella gosta de usar um pó translúcido (sem cor, geralmente é branquinho na embalagem) ou solto para finalizar a pele: "O produto sela a base e ajuda a receber melhor o blush e as sombras, além de aumentar a durabilidade da maquiagem", diz. Vale experimentar e ver o que prefere.


Estou acima do peso. O que eu faço para afinar meu rosto?

Aqui entra em cena o jogo de luz e sombra, como explica Rafaella: "Escurecendo onde você pretende afinar e clareando os pontos a serem ressaltados dá para conseguir esse resultado", fala. Use uma base ou corretivo cremoso de tom levemente mais escuro que o seu natural no contorno do rosto - perto da raiz do cabelo, das orelhas e no maxilar. Também vale recorrer a um blush amarronzado e sem brilho. Nesse caso, pincele-o nas maçãs do rosto na diagonal, das têmporas ao canto da boca, para conseguir um efeito "magérrima em instantes".


Todo mundo fala em primer. Vale a pena investir nesse produto?

Com certeza! "Ele é o photoshop da maquiagem", diz Fabiana, que compara o primer a um filtro passado por cima da pele. Ao aplicá-lo ainda com o rosto limpo e hidratado, já ajuda a camuflar poros abertos e linhas finas graças ao efeito ótico. A fórmula rica em silicone garante um toque aveludado e aumenta a duração da maquiagem. "Quem tem uma pele com poucas imperfeições pode usá-lo sozinho, mas, se você precisa de maior cobertura, complete com base ou pó", fala a maquiadora.


Fixador de maquiagem funciona?

Sim, ajuda, mas não é imprescindível. Alguns são indicados para usar antes e outros depois do make. Em geral, hidratam a pele, controlam a umidade e o brilho, prolongando o resultado da maquiagem. Mas a maioria dos profissionais acredita que o primer tem a mesma função do fixador e acaba sendo mais confortável. Há até quem aposte no uso da água termal (também antes ou depois), que deixa a pele com um aspecto viçoso.
Conteúdo Boa Forma


2 comentários:

Paula Lopes disse... [Responder Comentário]

Ótimas dicas, estou "estudando" pra melhorar minhas makes! Ótimo Final de Semana! ;* http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

BeautyInLuv disse... [Responder Comentário]

muuuuito legal esse post!!!! várias dicas boas, mto usáveis!
gosteiiii!!

bjos

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t