sexta-feira, outubro 18, 2013


Cada ocasião pede um batom diferente


Marcadores: ,
O item mais básico em qualquer nécessaire de maquiagem tem diferentes versões. Escolha de acordo com a ocasião e o resultado que quer ver no espelho. 


Cada formato, uma vocação

Para escolher bem entre os diferentes tipos de batom, leve em conta a praticidade ao aplicar o produto. Os formatos caneta ou lápis têm bico mais preciso; portanto, são muito úteis se você for usar cores escuras, como vinho ou vermelho. É que, nesses casos, o contorno dos lábios tem que ficar perfeito, pois qualquer defeitinho tende a aparecer mais. "Ambos também podem ser usados para preencher os lábios", diz o maquiador Vito Mariella, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. Com o batom tradicional, em bala, o risco de errar o desenho da boca é maior. Por isso, prefira aplicar tons mais claros com ele - em especial se tiver mãos pouco habilidosas. Já a versão líquida garante uma cobertura intensa, mas mela mais e escorre com maior facilidade, assim como o gloss. Melhor evitar os dois se seu programa exigir um make de longa duração, daqueles que dispensam retoques.

A escala de brilho

Vale saber que, no quesito brilho oferecido pelo produto, a ordem crescente - ou seja, do mais opaco para o mais reluzente - é mate, acetinado (ou satin), cremoso e cintilante. "A variação de texturas e acabamentos está relacionada aos ingredientes da fórmula, o que interfere não apenas no brilho mas também na hidratação, na cremosidade e até na durabilidade", diz Alcione Castriotto, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura.Portanto, para quem não gosta de brilho algum e ainda quer uma cor de longa duração, o batom mate é a melhor pedida. "Como tem acabamento seco, parece uma tinta que fixa bem na boca", explica Vito. Só há um porém: ele tende a ressaltar as rachaduras e ruguinhas dos lábios. Para obter um resultado mais suave, vá de acetinado, que produz um efeito quase aveludado. Já a versão cremosa garante brilho discreto. O bônus: "Por trazer uma combinação de ceras e emolientes na fórmula, ele é capaz de recuperar a hidratação da área", diz Alcione. Os batons cintilantes, por sua vez, entregam um brilho quase metálico e são perfeitos se a ideia é se manter sob os holofotes.

Em busca do equilíbrio

Não existem regras na maquiagem, mas tome cuidado para não atravessar na harmonia. "Procure equilibrar a luminosidade do rosto", diz Vito. Assim, se os olhos vão ganhar tons metálicos ou brilho mais acentuado, a garantia para não errar é ir de boca mate - e vice-versa. Se a ideia é destacar os lábios, invista em batons com alta concentração de pigmentos, que dão maior cobertura e duram mais. "Os cremosos e acetinados aliados a um pouquinho de gloss no centro dão a ilusão de boca carnuda", ensina o expert. Mas vale também chamar a atenção para olhos e lábios ao mesmo tempo. Aí a dica é planejar a combinação de cores para fugir do visual carnavalesco.

1.Lip Crayon Batom Lápis UltraColor Pink, Avon
2.Gloss D’Enfer, Guerlain,Candystrip
3. Batom Alta Cobertura, ChampagneMate, Contém 1g
4.Batom líquido Lacquer Rouge,cor RS404, Shiseido


Dicas Claudia




0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t